Duas das obras de Alberto Carneiro que se encontram depositadas no Centro de Arte dedicado ao escultor, em Santo Tirso, estão desde ontem expostas, até 17 de março, no átrio da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP).
“Espiral” e “O jardim” são as duas esculturas que viajaram, temporariamente, desde Santo Tirso até ao Porto para integrarem a exposição “Alberto Carneiro | exercício da área de Projeto 1”, com o objetivo de enriquecer a interação dos alunos com a arte.
No âmbito desta exposição, 180 estudantes da FAUP vão visitar, no próximo dia 26 de janeiro, o Museu Internacional de Escultura Contemporânea e o Centro de Arte Alberto Carneiro, ambos em Santo Tirso, onde estão patentes exposições com obras do escultor que permitirão uma melhor contextualização da sua vida e obra.
As duas peças expostas na FAUP, uma em madeira e outra em bronze, ilustram momentos diferentes do percurso artístico de Alberto Carneiro. Ambas são propriedade de Cláudio Carneiro, filho do escultor, e integram o espólio em depósito no Centro de Arte.
Inaugurado no passado dia 27 de novembro, o Centro de Arte Alberto Carneiro está localizado na Fábrica de Santo Thyrso e reúne o acervo doado pelo escultor ao Município, composto por 60 esculturas e desenhos. No local estão, também, depositadas obras do artista que são propriedade dos herdeiros, bem como a biblioteca particular composta por mais de sete mil volumes da especialidade.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL