CDU visitou o Canil/Gatil de Santo Tirso
Principal / Política / CDU visitou o Canil/Gatil de Santo Tirso

CDU visitou o Canil/Gatil de Santo Tirso

Imagem: PEV

A CDU de Santo Tirso visitou o Canil/Gatil de Santo Tirso e reuniu-se com o vereador da Câmara Municipal com o pelouro da área animal, Tiago Araújo.

Através de um comunicado enviado às redações, a força política deu a conhecer as suas posições fazendo também um balanço da reunião.

As matérias em torno da proteção ou bem-estar animal são uma preocupação na agenda da CDU (PCP-PEV), quer através da articulação com os municípios, quer através das associações da área, quer através da apresentação de diversas iniciativas nas assembleias de freguesia, nas assembleias municipais.

Entre as diversas preocupações encontram-se a campanha da esterilização em todo o país pois exige-se um novo paradigma de controlo de população animal e termina-se com a prática das últimas décadas em que os Canis/Gatis se tornam em depósitos de animais.

Para que as campanhas de esterilização e de adoção decorram da melhor forma várias foram as propostas apresentadas pelos partidos que compõe a CDU quer na Assembleia da República quer no âmbito do Orçamento do Estado que precisam de ser colocadas em prática e por vezes até reforçadas.

Neste sentido, a CDU reuniu na Câmara Municipal de Santo Tirso com o vereador Tiago Araújo, responsável pela Proteção da Vida Animal, e o veterinário do Canil/Gatil Hélder Tulha para colocar algumas questões sobre o bem-estar animal no município.

Houve uma evolução na proteção animal no município de Santo Tirso, porém, existem algumas questões que precisam de ser aprimoradas como a sensibilização da população para a questão da esterilização de cães e gatos, para que se possa atingir o controlo da população animal.

No entanto, apesar dos números apresentados de adopção e de esterilização anual, o canil/gatil encontra-se sobrelotado e o município está a trabalhar num projeto de ampliação do espaço para responder a outras necessidades, como por exemplo, um espaço para as matilhas de cães.

As políticas de bem-estar animal precisam de um maior investimento por parte do Governo, para as diversas campanhas e requalificação dos Centros de Recolha Oficial de Animais. É sobretudo urgente que as políticas de proteção animal sejam comuns em todo o território para que a proteção dos animais de companhia sejam realmente eficazes.

A comitiva da CDU foi composta pelo eleito da Assembleia Municipal de Santo Tirso João Ferreira, Maria Augusta Carvalho, José Alberto Ribeiro, membros do PCP, e pelas dirigentes do Partido Ecologista Os Verdes Mariana Silva e Ana Cabeleira.

Imagem: PEV
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background