CDU propôs na Assembleia Municipal a valorização dos salários dos trabalhadores da autarquia
Principal / Notícias / CDU propôs na Assembleia Municipal a valorização dos salários dos trabalhadores da autarquia

CDU propôs na Assembleia Municipal a valorização dos salários dos trabalhadores da autarquia

Imagem: Diário de Santo Tirso

Na primeira intervenção do presente mandato da Assembleia Municipal de Santo Tirso, a CDU apresentou uma Moção que recomendava ao executivo a atribuição de um suplemento de insalubridade, penosidade e risco aos trabalhadores da autarquia abrangidos, com o maior alcance possível e pelo nível mais alto que corresponde a 4,99€ por dia de trabalho.

Em comunicado enviado às redações, a CDU refere que “desde o início do período pandémico, dezenas de trabalhadores da autarquia e juntas de freguesias desempenham, sem descanso e interrupção, tarefas essenciais à saúde pública e à continuidade da qualidade de vida, tais como a recolha do lixo, limpeza e higienização dos espaços, reparação das condutas de água e esgoto, entre muitas outras”.

A coligação do Partido Comunista Português (PCP) com o Partido Ecologista “Os Verdes” prossegue: “Estes trabalhadores prestam os seus serviços expondo-se a riscos acrescidos, especialmente neste período. Sendo que a sua valorização, mais do que com palavras de circunstância ou comoções mediáticas, faz-se com medidas concretas, nomeadamente com uma justa e necessária compensação remuneratória. A medida geraria, além da valorização salarial inerente, um aumento dos níveis de consumo das famílias destes trabalhadores, estimulando o mercado interno”.

Para finalizar, a CDU critica a decisão de assembleia: “A Moção não foi sequer admitida para discussão, pois os eleitos do PS decidiriam evitar a sua votação”.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background