Em 12 de Agosto celebrou-se o Dia Mundial da Juventude, tendo sido essa data escolhida pela CDU para apresentar a sua candidatura à freguesia de Monte de Córdova.
A CDU de Santo Tirso realça que “nas últimas 4 edições do orçamento participativo jovem do Município de Santo Tirso, venceram três candidaturas com projetos a serem implementados em Monte de Córdova (2017, 2019 e 2020). Não obstante os orçamentos modestos dos projetos, até ao momento, ainda não saíram da gaveta”.
Orçamentos participativos jovens: “Assim, apesar do esforço e iniciativa dos seus promotores – jovens deste concelho – continua a população de Monte Córdova a aguardar pela construção de um espaço polidesportivo (OPJ de 2019), pelo restauro de 11 lavadouros (OPJ de 2017) e pela construção de um parque infantil adaptado para crianças com deficiência no lugar de Quinchães (OPJ de 2020)”.
Juventude no Parque da Ribeira do Matadouro: “Aproveitando o balanço, importa também recordar que todos os jovens do concelho de Santo Tirso, também continuam a aguardar – ou melhor dizendo, a desesperar – a construção da casa da Juventude no Parque da Ribeira do Matadouro, que fora prometida pelo PS em 2013 e 2017, em semanas que antecederam as eleições dos respetivos anos, e cuja data de conclusão estaria prevista para 2018. Até hoje, à vista dos tirsenses, nada foi feito.
Perda de população de Santo Tirso: “Tais obras são necessárias, ainda para mais tendo em conta os dados recentes dos resultados preliminares dos censos de 2021, que mostram que Santo Tirso foi o terceiro concelho do distrito do Porto que mais população perdeu, em termos percentuais – só superado por Baião e Marco de Canaveses. E por isso a CDU assume o compromisso de tudo fazer para implementar tais projetos, assim como outros, contando para isso com a participação, mobilização e intervenção da juventude do concelho.”
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL