Foi ontem entregue no Pingo Doce de Santo Tirso o prémio à causa vencedora do Programa “Bairro Feliz”. Os grandes vencedores foram os Bombeiros Voluntários de Santo Tirso.
Esta que foi a terceira edição do “Bairro Feliz” e a primeira edição nacional, contou com mais de 2.000 candidaturas, que mobilizaram perto de 500 grupos de vizinhos e 1.500 instituições. Números que superaram as expectativas e que foram avaliados por painéis de jurados a nível local e constituídos por especialistas nas diferentes áreas que o programa engloba.
O programa “Bairro Feliz” consiste em cada loja Pingo Doce apoiar com um valor até 1000 euros uma causa escolhida pela comunidade da zona, pertencente a uma entidade local ou grupo vizinho para tornar o bairro mais feliz.
Em Santo Tirso foram duas as causas finalistas:
Bombeiros Voluntários de Santo Tirso
Rádios ROB
Os Bombeiros são a primeira linha de resposta ao socorro a população. Na comunidade de Santo Tirso, os Bombeiros Voluntários de Santo Tirso desempenham funções de socorro.
A comunicação no socorro é um elemento fulcral na eficácia e segurança de uma ocorrência. A aquisição de 10 Rádios ROB (Rede Operacional de Bombeiros), através do programa Bairro Feliz, irá colmatar um défice existente, tornando o socorro mais seguro e eficaz em Santo Tirso.
Casa de Abrigo – Mulheres Vítimas de Violência Doméstica – Santa Casa da Misericórdia
SOLidarizar – Projeto de Requalificação do Espaço Exterior da Casa Abrigo
Esta causa irá beneficiar mais de 100 mulheres e crianças vítimas de violência doméstica por ano que passarem pela Casa de Abrigo. A Casa de Abrigo está localizada no centro urbano e preservamos a confidencialidade da morada para salvaguardar as vítimas dos agressores. A casa tem um espaço exterior com cerca de 2.000 m2 ajardinado, mas não possui mobiliário de exterior para as utilizadoras e as crianças usufruírem com comodidade desse espaço e poderem fazer mais atividades ao ar livre. Com o surgimento da pandemia e em contexto de confinamento essa necessidade tornou-se mais premente, sendo que valorizam ainda mais a utilização desse espaço em condições de conforto e segurança.
Embora tenha sido uma disputa renhida, a causa vencedora foi a pertencente aos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso que receberam um cheque no valor de 950€ para aquisição dos rádios ROB.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL