O tradicional Cantar dos Reis, que pretende perpetuar uma tradição muito enraizada em Santo Tirso, regressou à cidade nos dias 6 e 7 de janeiro. Vários ranchos folclóricos e grupos etnográficos do concelho, devidamente trajados, interpretaram, na Fábrica de Santo Thyrso, diversos cantares emblemáticos das celebrações do Dia de Reis.
No sábado, dia 6 de janeiro, o Cantar dos Reis contou com atuações do Grupo Folclórico Santa Cristina do Couto, do Rancho Etnográfico Santa Maria de Negrelos, do Rancho Folclórico de S. Tiago de Rebordões, do Rancho Folclórico Santa Eulália de Lamelas, do Rancho Santo André do Sobrado e do Rancho Típico Santa Maria da Reguenga.
Já no domingo, dia 7, atuaram o Grupo Etnográfico das Aves, o Grupo Folclórico Infantil e Juvenil da Ermida, o Grupo Folclórico de S. Martinho do Campo, o Rancho Folclórico S. Mamede de Negrelos, o Rancho Folclórico de S. Pedro de Roriz e o Rancho Folclórico S. Salvador de Monte Córdova.
Seguindo a tradição marcada pelo nascimento de Jesus, o Cantar dos Reis assume-se como um momento de defesa do património imaterial de natureza religiosa, cultural e social, expresso na sua forma mais autêntica, através de letras, músicas e trajes. A entrada é gratuita.
No próximo fim-de-semana, a celebração continua em Vila das Aves com o Concerto de Reis, dia 13 de janeiro, na Igreja Matriz. O momento, com início às 21h00, vai contar com as atuações do Grupo Coral de Riba de Ave e do Grupo Coral de Vila das Aves, onde serão apresentados diversos temas de tradição popular da quadra natalícia.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL