Analisar e debater temas prioritários para os jovens do concelho é o grande objetivo da primeira edição do Fórum da Juventude, a realizar no dia 1 de março, na Fábrica de Santo Thyrso. A iniciativa pretende recolher propostas concretas, apresentadas pelos jovens, a incluir na Estratégia Municipal da Juventude de Santo Tirso.
São esperados cerca de 300 jovens na primeira edição do Fórum da Juventude de Santo Tirso, uma plataforma de auscultação, consulta e discussão juvenil, que pretende envolver os jovens munícipes na elaboração da primeira Estratégia Municipal da Juventude de Santo Tirso.
Dividido em duas sessões, uma com início pelas 10H00, e outra a partir das 14H00, o fórum permitirá debater, em formato de mesa-redonda, dez temas previamente identificados como prioritários para os jovens: ambiente, bem-estar animal, cidadania, cultura, desigualdades, educação, vida saudável, emancipação, saúde mental e voluntariado.
Cada grupo de trabalho contará com um moderador, no final, com auxílio destes na concretização de propostas reais e exequíveis, vai poder apresentar as conclusões de cada tema aos restantes participantes.
Haverá, ainda, espaço para um espetáculo de teatro, “Mulheres”, que quer desafiar os participantes a refletir sobre comportamentos agressivos que poderão desenvolver-se durante um relacionamento.
O Fórum da Juventude de Santo Tirso, inserido na elaboração da Estratégia Municipal da Juventude, pretende ouvir os jovens do concelho de forma a conhecer as suas principais preocupações e reivindicações.
No âmbito deste projeto, realizaram-se já, por todo o concelho, sessões de diálogo jovem descentralizadas e 25 ações de formação em diversas escolas.
A iniciativa de sensibilização, partilha e debate destina-se a jovens maiores de 16 anos. As inscrições podem ser feitas através do formulário disponível no site da Câmara Municipal.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL