O Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, visitou uma das turmas das ações de formação dirigidas às assistentes operacionais e animadoras das escolas do concelho, que decorrem no arranque do novo ano letivo.
As formandas deste curso, ministrado em articulação com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), contaram ainda com a visita do diretor regional do Serviço de Formação Profissional do Porto, Vítor Macedo, e da diretora do Centro de Emprego de Santo Tirso, Isabel Cruz, além da vereadora da Educação, Sílvia Tavares.
“Não se esqueçam da importância que têm”, lembrou Alberto Costa às alunas da formação certificada para assistentes operacionais, que está a decorrer na Fábrica de Santo Thyrso. As aulas, ministradas pelo IEFP, acontecem no âmbito das responsabilidades da Câmara Municipal ao nível da Educação e têm como objetivo garantir a continuidade de uma melhoria constante dos serviços prestados pelas funcionárias nas escolas do concelho.
“Temos de aprender ao longo de toda a vida”, disse ainda Alberto Costa, sendo, por isso, importante que as instituições cada vez mais apostem nos funcionários para promover a qualidade e a competência no trabalho”, destacou. Afinal, é da Educação “que vão nascer os nossos futuros adultos”, completou o autarca.
Esta formação, destinada às assistentes operacionais do pré-escolar e 1º ciclo, tem como mote as atividades do quotidiano com crianças e jovens, com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências, saberes e atitudes que contribuam para uma maior eficácia do seu trabalho.
Isabel Cruz, diretora do Centro de Emprego de Santo Tirso, disse também às alunas que “quanto melhor for a qualidade do trabalho, a competência dos funcionários, melhor é o serviço público ao munícipe”.
Vítor Macedo, diretor do Serviço de Formação Profissional do Porto, concordou também que “a formação dos ativos é cada vez mais importante”, destacando a vontade de continuar o trabalho desenvolvido em Santo Tirso.
No total, são 45 assistentes operacionais, divididas em duas turmas, para uma formação total de 25 horas. Está também a decorrer uma formação certificada no domínio da Técnicas de Animação para Crianças e Jovens, destinada às animadoras do pré-escolar e do 1.º ciclo.
Esta formação, também com duas turmas, decorre na Fábrica de Santo Thyrso e na Junta de Freguesia de Vila das Aves. Aqui, o objetivo é promover e desenvolver as áreas da animação complementares, com o intuito de superar algumas carências que possam existir na área da animação sociocultural.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL