Câmara Municipal de Santo Tirso assegura prolongamento de horário nas escolas
Principal / Notícias / Câmara Municipal de Santo Tirso assegura prolongamento de horário nas escolas

Câmara Municipal de Santo Tirso assegura prolongamento de horário nas escolas

A Câmara Municipal de Santo Tirso vai continuar a assegurar o prolongamento de horário dos alunos do pré-escolar. Um protocolo de colaboração assinado com Associações de Pais de escolas do concelho e juntas de freguesia, esta segunda-feira, 06 de setembro.

No total serão 902 crianças que beneficiarão deste protocolo assinado com 96 Associações de Pais e Encarregados de Educação e duas Juntas de Freguesia – Água Longa e Vila Nova do Campo. A medida é suportada pelo Município de Santo Tirso, com um investimento de 282 mil euros, cabendo às entidades gestoras do serviço a colocação de 43 técnicos de animação sociocultural que irão acompanhar as crianças no período da manhã, após o encerramento das atividades letivas e, ainda, nos períodos de interrupções letivas, em horário completo.

Este prolongamento de horário “não é só uma questão educativa, mas também social”, defende o presidente da Câmara, Alberto Costa. “Por um lado, porque são pensados para enriquecer o desenvolvimento da criança e, depois, porque vão ao encontro das necessidades dos pais”, adianta.

O prolongamento de horário tem, atualmente, uma taxa de cobertura de 100 por cento, “números que vão além da meta nacional”, refere o autarca. “O Município tem vindo a apostar na educação a todos os níveis, desde o pré-escolar, passando pelo ensino obrigatório e ensino profissional até ao ensino universitário”.

Exemplo disso é o protocolo recentemente assinado com livrarias e papelarias do concelho, no âmbito da atribuição do cheque escolar destinado aos alunos do 1º ciclo do ensino básico.

Susana Ribeiro, membro da Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1/J1 de Parada Carreira, assumiu a palavra em representação dos Encarregados de Educação e enalteceu “o trabalho do Município ao assumir a educação como um pilar na nossa sociedade”, garantindo que “o prolongamento de horário é uma mais-valia que vai ao encontro das necessidades dos pais”.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background