Há 11 jogadores em campo, mas só um pode usar as mãos: o guarda-redes. A Câmara Municipal de Santo Tirso vai, precisamente, lançar um projeto para o treino específico dos guardiões das redes, com a Escola Municipal de Guarda-Redes Silvino Morais.
O projeto vai permitir treinos orientados por Silvino Morais a todas e a todos os jovens do concelho, sejam atletas amadores ou federados, ou que simplesmente tenham o gosto pelas balizas ou queiram até experimentar esta função específica.
“Ser um ‘Município Amigo do Desporto’ é também esta responsabilidade de dar cada vez melhores condições aos nossos atletas, nomeadamente ao nível da sua formação desportiva”, afirma Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso. “Condições essas que não podem esquecer funções tão específicas quanto a do guarda-redes que, sendo só um, tem um dos mais importantes papéis numa equipa”.
“Temos políticas dirigidas à promoção do desporto, da saúde e da qualidade de vida da população com resultados muito positivos, seja em conquistas dos atletas e clubes, seja na saúde das pessoas. Este passo permite continuar esse caminho para um concelho onde ser ativo está ao alcance de todos, com acompanhamento e infraestruturas de muita qualidade”, acrescenta o autarca.
Este novo projeto será encabeçado por Silvino Morais, antigo guarda-redes profissional que calçou as luvas de emblemas como o FC Porto, Gil Vicente, Desportivo de Chaves, FC Famalicão, SC Espinho e Os Belenenses, entre outras equipas. Foi ainda treinador do FC Porto, FC Porto B, SC Braga, Boavista FC e Académica. Atualmente integra a estrutura técnica da Federação Portuguesa de Futebol.
A apresentação da Escola Municipal de Guarda-Redes Silvino Morais acontece no próximo sábado, 22 de outubro, às 11h00, no Complexo Desportivo do Parque Desportivo Municipal Sara Moreira.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL