O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, assinou, no final do dia de ontem, os protocolos de prolongamento dos horários dos alunos do ensino pré-escolar, no âmbito de um investimento de cerca de 295 mil euros. O objetivo é assegurar o acompanhamento de um universo de quase mil crianças dos jardins de infância públicos do concelho, durante o período da manhã e após o termo das atividades letivas.
A celebração do protocolo com as associações de pais, que teve lugar no salão nobre dos Paços do Concelho, é uma das medidas de apoio às famílias e encarregados de educação que a Câmara de Santo Tirso implementou e na qual vai continuar a apostar no novo ano letivo. A medida permite ainda que os períodos extraescolares sejam enriquecedores e favorecedores de um desenvolvimento integral das crianças.
O projeto garante a colocação de 45 técnicas de animação sociocultural nas escolas do ensino pré-escolar. Para o presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, trata-se de dar resposta a um “tempo de mudança e às atuais necessidades das famílias”, para que os “educandos tenham uma educação de qualidade”.
“Temos uma série de projetos para continuar a ajudar as nossas crianças a crescer e a serem pessoas competentes. O investimento em educação, no próximo ano letivo, ultrapassa os 8 milhões entre projetos, infraestruturas, transportes escolares e outros”, acrescentou.
Diva Barros, membro da Associação de Pais da Escola Básica de S. Tomé de Negrelos, assumiu a palavra em representação dos Encarregados de Educação e deixou um agradecimento à Câmara Municipal pela “confiança que deposita nas associações para a concretização e dinamização deste projeto, que é cada vez mais necessário”.
A oferta de prolongamento de horário escolar está disponível nos 31 jardins de infância públicos do concelho de Santo Tirso, num universo total de 943 crianças. A iniciativa abrange o período de acolhimento das crianças pela manhã e o período após o termo das atividades letivas.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL