A Câmara Municipal de Santo Tirso aprovou ontem, em reunião do Executivo, o alargamento da atribuição do Cheque Escolar a todos os alunos do ensino básico e secundário das escolas da rede pública do concelho, no próximo ano letivo. No total, serão beneficiados cerca de seis mil alunos, num investimento estimado em 150 mil euros, o que triplica os valores até agora envolvidos.
A medida foi aprovada por unanimidade e visa alargar, pela primeira vez, a comparticipação de material escolar a todos os alunos que frequentam as escolas públicas do concelho, desde 1º ciclo ao ensino secundário, independentemente do seu posicionamento em termos de escalão de ação social escolar. Até agora, apenas os alunos do 1º ciclo tinham acesso a esta ajuda.
Segundo o presidente da Câmara, Alberto Costa, “trata-se de uma decisão extremamente importante, que visa contribuir para uma maior igualdade no acesso à educação e às oportunidades de aprendizagem e de sucesso escolar”.
“O alargamento desta medida a todos os alunos é a concretização de um compromisso que o atual executivo municipal tinha assumido, representando uma ajuda para a aquisição de material escolar através de um cheque no valor de 25 euros por aluno, que poderá ser descontado em cerca de uma dezena de livrarias e papelarias com quem o Município irá estabelecer parceria através de protocolos que serão assinados em breve”, explicou.
Segundo Alberto Costa, “esta medida representa um assinalável aumento do encargo financeiro do Município com o Cheque Escolar, que sobe de cerca de 50 mil euros euros/ano para um valor estimado em 150 mil euros/ano”. Por outro lado, acrescenta, “o número de alunos abrangidos sobe de 1900 para seis mil”.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL