A CAID (Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente) foi contemplado com uma Menção Honrosa no Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2020 na categoria de Inovação e Sustentabilidade, com o projeto Bolsa de Serviços – JARDIN’ART.
O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado pela CASES em 2012, destina-se a homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido em domínio relevantes para a Economia Social, contando com cinco categorias e um Prémio de Honra.
O projeto Bolsa de Serviços CAID pretende dar resposta a um problema social, mais especificamente, pretende diminuir a dificuldade de inclusão profissional de pessoas com deficiência. A solução encontrada passou pela criação de uma Bolsa de Serviços na qual pessoas com deficiência prestam serviços de catering, artesanato e jardinagem a entidades externas e privados. O serviço de jardinagem – JARDIN’ART – inclui os seguintes serviços: projetos de criação de espaços ajardinados; recuperação e manutenção de jardins; decoração de floreiras; aluguer e venda de plantas; arranjos florais para congressos e outros eventos; aconselhamento técnico; desmatação e limpeza de terrenos; Produção de hortícolas para consumo interno na CAID e eventual venda se a produção for excedente.
Ao longo dos 12 meses de projeto, 13 jovens adultos com deficiência puderam usufruir de uma experiência laboral em contexto real. O número foi superior ao inicialmente previsto pois as inclusões profissionais registadas – duas integrações numa entidade externa e parceira deste projeto, a Câmara Municipal de Santo Tirso – excederam as expectativas iniciais. Por outro lado, mais jovens da instituição demonstraram interesse em envolver-se neste projeto.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL