A Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente (CAID) celebrou o São Martinho com um magusto onde não faltaram fogueiras, castanhas, música e muita alegria. À semelhança do que acontece durante todo o ano, mais do que ser um espaço onde os familiares podem deixar os seus entes queridos, a CAID integra na sociedade e nos seus costumes os seus utentes de uma forma integral.
11 de novembro é o dia em que, tradicionalmente, a família se reúne para celebrar a chegada do tempo frio que se antecipa com as celebrações do São Martinho, no entanto são muitas as instituições que celebram noutros dias, consoante a disponibilidade. Esta celebração tem vários costumes associados que valem a pena lembrar, festejar e saborear.
A lenda remete para Martinho de Tours – um militar, monge, bispo e santo católico, nascido no ano de 316 e falecido a 397.
A lenda de São Martinho conta que, certo dia, o soldado romano de nome Martinho, estava a caminho da sua terra natal. O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo gelado que lhe pediu esmola. Martinho rasgou a sua capa em duas metades e deu uma ao mendigo. De repente o frio parou e o sol quentinho apareceu. Acredita-se que esta mudança no estado do tempo tenha sido a recompensa por Martinho ter sido generoso para com o mendigo.
Assim, quase sempre na véspera e no Dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece, tal como sucedeu com São Martinho. Este acontecimento é conhecido como o “verão de São Martinho”.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL