No âmbito da operação “Crédito Dourado”, investigação efetuada pela Brigada de Investigação Criminal de Santo Tirso, em curso desde 2018, foram detidos dois homens, um de 43 anos e outro de 44 anos, foram também constituídas 11 pessoas arguidas e apreendidos 11 veículos automóveis.
Esta operação, cujo o delito incidia na prática dos crimes de burla qualificada, burla tributária e falsificação de documentos, resultou em prejuízos superiores a 1,3 milhões de euros.
O delito consistia na falsificação de documentos para permitir que pessoas com problemas bancários e até com penhoras pudessem assumir empréstimos elevados na compra de carros importados, vendidos pelo stand. O dono do stand beneficiava dos bónus atribuídos pelas instituições financeiras a quem intermedeia este tipo de operações e também através de fugas de pagamento do IVA na legalização dos veículos importados através de esquemas de legalização dos veículos em Portugal.
Os dois homens detidos na operação, um era o dono do stand que praticava os atos ilícitos, o outro o dono da empresa que fazia a sua contabilidade. Um residente do concelho de Santo Tirso e o outro no concelho de Vila Nova de Famalicão. Os dois homens ficaram impedidos de contactar com os restantes arguidos do processo e obrigados a apresentações semanais.
Para além dos 11 veículos apreendidos, a Policia de Segurança Publica apreendeu diversa documentação relacionada com os ilícitos em causa, material informático, uma arma de fogo (espingarda), diversas munições e duas botijas de gás pimenta.
A investigação continua a cargo da Brigada de Investigação Criminal de Santo Tirso pois ainda existem mais veículos associados a este esquema que terão que ser apreendidos.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL