Os Bombeiros Voluntários de Vila das Aves continuam com a campanha de angariação de fundos para contribuir para a compra das duas ambulâncias que vieram renovar a frota da corporação de bombeiros. As ambulâncias já se encontram nas instalações dos bombeiros e estarão operacionais a meio do mês de abril.
O custo total das ambulâncias foi de 120 mil euros e até dia 8 de março já tinham sido arrecadados cerca de 20 mil euros de donativos. Com a ajuda de todos é possível dividir esta despesa para que a mesma seja mais suave.
Carlos Valente, Presidente dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves desde 2014, em declarações ao Diário de Santo Tirso referiu que estas duas ambulâncias vieram renovar a frota disponível, no sentido de reduzir custos de manutenção e consumo e principalmente para melhorar as condições de segurança e conforto dos doentes e dos profissionais.
Os Bombeiros de Vila das Aves vêm assim a sua frota melhorada, dispondo neste momento de seis ambulâncias de emergência médica, seis ambulâncias de transporte de doentes não urgentes, um veículo de desencarceramento, um veículo de combate a incêndios urbanos industriais, cinco veículos de combate a incêndios florestais (três ligeiros e dois pesados), um auto tanque, uma auto escada, dois veículos de comando e um veículo de mergulhadores.
Hugo Machado, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves há 6 anos referiu que o principal problema que ultrapassam hoje em dia é a falta de voluntários. Estão ao serviço da cooperação 11 Bombeiros profissionais e 58 voluntários, todos com idades compreendidas entre os 18 e os 47 anos. Com todo o tipo de distrações que hoje em dia existem para os jovens, os mesmos acabam por se desviarem do voluntariado sendo cada vez mais difícil recrutar novos elementos, disse Hugo Machado.
Com a chegada da pandemia da COVID-19 os custos com material de proteção aumentaram e os responsáveis pela corporação vêm-se obrigados a esticar o orçamento mensal para cumprir com os compromissos mensais. As ajudas que têm por parte da Câmara Municipal são de 40 mil euros anuais, valor que foi aumentado em 2020. Até então recebiam 23 mil euros por parte do Município De 3 em 3 meses recebem também algum material de proteção fornecido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Carlos Valente diz que estes apoios são essenciais mas insuficientes face ao valor gasto mensalmente. O Presidente dos Bombeiros das Aves considera que a autarquia poderia disponibilizar uma verba maior para as corporações de Bombeiros do concelho pois prestam um serviço essencial à população.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL