Ana Isabel Silva, candidata à Câmara Municipal de Santo Tirso pelo Bloco de Esquerda e Berta Soares, candidata à Junta de Freguesias de Vila das Aves estiveram ontem reunidas com a direção do Lar Familiar Da Tranquilidade em Vila das Aves para perceber o funcionamento do lar e as suas necessidades.
O Lar Familiar Da Tranquilidade foi fundado em 1990, tendo começado com 12 utentes para o Lar e 25 utentes para o Centro de Dia. Atualmente a instituição tem três valências com acordos com a Segurança Social, um centro de dia com capacidade para 20 utentes, um lar para 50 utentes e um serviço de apoio domiciliário para 30 utentes.
Para Berta Soares um dos maiores problemas que o lar padece é a falta de voluntários, referiu que para além dos efetivos do lar também são necessários voluntários para garantir o bom funcionamento, no entanto cada vez se verificam menos pessoas a fazer voluntariado. A candidata à Junta de Freguesia de Vila das Aves também referiu que o lar tem uma lacuna nos transportes dos idosos, os utentes do centro de dia têm que se deslocar para o lar através de meios próprios pois não há uma carrinha que garanta esse serviço, Berta Soares afirma que a autarquia pode e deve ajudar a fazer esse transporte pois dispões de carrinhas e autocarros para esse efeito.
Ana Isabel Silva refere que o tratamento dos idosos é uma das grande preocupações do Bloco de Esquerda, defende que as Juntas de Freguesia pela sua proximidade são quem tem que assinalar os idosos em risco e estar atentos às suas necessidades. A candidata à Câmara Municipal de Santo Tirso referiu que a autarquia tem um papel fundamental para a criação de uma rede de apoios sociais quer para os idosos quer para crianças em inicio de vida.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL