Bloco de Esquerda de Santo Tirso debateu o presente do comércio local e os apoios que deveriam ser dados
Principal / Notícias / Bloco de Esquerda de Santo Tirso debateu o presente do comércio local e os apoios que deveriam ser dados

Bloco de Esquerda de Santo Tirso debateu o presente do comércio local e os apoios que deveriam ser dados

Imagem: Bloco de Esquerda Santo Tirso

Ana Isabel Silva líder do Bloco de Esquerda de Santo Tirso, efetuou uma reunião online com a Deputada da Assembleia da República com a pasta da economia, Isabel Pires e com uma funcionária de uma pastelaria de Santo Tirso, Carla Ferreira. O tema debatido foi as medidas políticas de apoio ao comercio local.

Estamos perante uma crise social e económica que se vai manter mesmo após este segundo confinamento começa por dizer a líder do Bloco de Esquerda. Ana Isabel Silva diz que para que o pequeno comércio possa sobreviver é fundamental que a ajuda da Câmara Municipal comece onde acaba a ajuda do governo e mostra-se preocupada com o futuro e com a grave crise quer económica quer social que aí se avizinha.

Carla Ferreira, funcionária de uma pastelaria em Santa Cristina do Couto queixa-se da falta de apoios por parte da Câmara Municipal e da ACIST. Carla refere que desde o início da pandemia o único apoio que tiveram por parte da Câmara foi a isenção da licença de esplanada e mais nada. Em relação à ACIST que a sua patroa é associada diz que eles apenas ajudam quem querem e que também não lhes prestaram nenhum apoio. Carla Ferreira também mostra desagrado em relação às restrições pois diz que as mesmas continuam sempre a prejudicar os mesmos, ou seja o pequeno comércio, e que as grandes superfícies são sempre beneficiadas e menos controladas.

A Deputada Isabel Pires relembra que o contexto deste segundo confinamento não é o mesmo do primeiro e que vai resultar numa situação de crise muito complicada. A mesma refere que sempre defenderam apoios a fundo perdido, principalmente para os pequenos comerciantes. Isabel Pires considera que o governo olhou para a pandemia como se fosse resolver em pouco tempo, sendo um erro de análise que se está a pagar agora neste segundo confinamento.

No final da reunião as três participantes responderam a questões colocadas pelos visualizadores que pode assistir na integra no vídeo que colocamos em baixo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background