Santo Tirso volta a ter disponível, a partir de hoje, o sistema de partilha de bicicletas elétricas “Pedala”. Este serviço, lançado em 2019, estava suspenso desde 2020, regressando agora para promover a mobilidade suave.
“A suspensão das ‘Pedala’ foi aproveitada para melhorar alguns pormenores na tecnologia utilizada e no funcionamento de todo o sistema, que se insere num conjunto de políticas públicas de planeamento e desenvolvimento sustentável e que inclui a promoção de ciclovias e percursos cicláveis”, explica o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa.
No total, são 33 bicicletas elétricas que passam a estar disponíveis para a população. Nesta fase de relançamento do serviço, a utilização das ‘Pedala’ será gratuita até ao próximo dia 31 de dezembro.
Na opinião de Alberto Costa, “a utilização da bicicleta como meio alternativo de transporte tem ganhos evidentes para a saúde pública, contribui para melhorar a mobilidade ao libertar o espaço público para outras funções, permite a diminuição da poluição sonora e ajuda à redução significativa de gases poluentes em meio urbano, melhorando a qualidade do ar que respiramos”.
O sistema ‘Pedala’ dispõe de sete estações em locais estratégicos da cidade, sendo que nesta fase apenas cinco estarão em funcionamento, devido a obras que estão a decorrer nos locais de duas delas (parque de estacionamento da Telheira e junto à Escola Secundária Tomaz Pelayo). As restantes estão instaladas junto ao edifício da Câmara Municipal, na estação ferroviária, na central de transportes (Travessa das Rãs) e, ainda, junto à Fábrica de Santo Thyrso e à Escola Secundária D. Dinis.
O serviço pode ser utilizado por todos os cidadãos com idade igual ou superior a 14 anos, embora os menores de 18 anos necessitem de apresentar um termo de responsabilidade assinado pelos pais, encarregados de educação ou tutores.
A utilização das bicicletas ‘Pedala’ é possível após registo prévio, que pode ser efetuado no Espaço do Munícipe ou na Loja Interativa de Turismo, e inclui um seguro de responsabilidade civil. Os utilizadores que já possuem o cartão ‘Pedala’ necessitam, também, de proceder à respetiva reativação.
O serviço ‘Pedala’ funciona diariamente, das 7h00 às 21h30, sendo o tempo máximo por cada utilização da bicicleta de quatro horas. Após este período, deve ser devolvida em qualquer uma das estações.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL