Biblioteca Municipal integrada no serviço de leitura digital Biblioled
Principal / Notícias / Biblioteca Municipal integrada no serviço de leitura digital Biblioled

Biblioteca Municipal integrada no serviço de leitura digital Biblioled

A Câmara Municipal de Santo Tirso, através do protocolo assinado entre a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e a Área Metropolitana do Porto (AMP), disponibiliza agora a todos os leitores inscritos na Biblioteca Municipal o serviço BiblioLED – Biblioteca Pública de Leitura e Empréstimo Digital.

A BiblioLED é uma biblioteca pública, de acesso gratuito, dedicada à leitura e empréstimo de livros digitais e audiolivros. Pretende-se, com este novo serviço, fomentar os hábitos de leitura, desenvolver competências de literacia digital e facilitar o acesso a livros digitais e audiolivros, em complemento ao serviço presencial já oferecido pela Biblioteca Municipal.

Para utilizar a BiblioLED, é necessário estar inscrito na Biblioteca Municipal. Os utilizadores podem aceder ao serviço através da aplicação móvel (disponível para Android e iOS), leitor online ou eReader (o serviço é compatível com a maioria dos dispositivos, exceto Kindle). A BiblioLED está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, permitindo o acesso a livros digitais e audiolivros em qualquer lugar.

Os utilizadores podem requisitar até dois livros digitais e um audiolivro simultaneamente, com um período de empréstimo de 21 dias. Também é possível reservar dois livros digitais e um audiolivro. As devoluções são automáticas no fim do período estipulado.

A inscrição na Biblioteca é gratuita. Após o registo, os utilizadores podem aceder aos conteúdos da BiblioLED com as suas credenciais de acesso, através do Cartão de Cidadão ou da Chave Móvel Digital. Para mais informações, os utilizadores devem contactar a Biblioteca Municipal de Santo Tirso.

O projeto é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A nível nacional, este serviço lançado a 27 de janeiro representa um enorme desafio para a DGLAB, mas tem sido recompensado pelo entusiasmo e adesão dos leitores de todo o país. Ao fim de um mês de funcionamento, o serviço já registava 31.217 acessos, 17.170 livros digitais e 745 audiolivros emprestados, 16.094 utilizadores e 12.720 reservas. Em Santo Tirso, o serviço foi lançado em meados de fevereiro e está 100% operacional, tendo vindo a ter já bastante procura.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background