Todos os que fruem ou promovem cultura estão convidados a analisar a Carta Metropolitana para a Cultura, na Biblioteca Municipal de Santo Tirso. A Área Metropolitana do Porto, de que Santo Tirso faz parte, está a promover a discussão da versão zero do documento.
A Área Metropolitana do Porto e os vários municípios que a integram estão desde o início do ano a promover um conjunto de Sessões de Discussão Pública em torno da Versão Zero da Carta Metropolitana para a Cultura. A sessão agendada para Santo Tirso terá lugar na Biblioteca Municipal no dia 7 de fevereiro, pelas 21h00. Com estas sessões pretende-se gerar e aprofundar a discussão à volta da Carta com o contributo de todos os agentes locais.
A Carta Metropolitana para a Cultura pretende ser o principal instrumento de elaboração, execução e análise das políticas culturais da Área Metropolitana do Porto, preconizando uma forma de estar, de pensar, de fazer e de orientar Cultura, assente num conjunto de Princípios e Áreas Prioritárias de Atuação partilhados por todos os seus subscritores.
A versão zero, que pode ser consultada no site da Área Metropolitana do Porto (http://portal.amp.pt/media/documents/2022/07/29/CartaMetropolitanaCultura_VERSAOERO.pdf), é o resultado de um esforço de consulta e diálogo iniciado em maio de 2022 com os municípios, os agentes culturais, a academia e a comunidade, e que se pretende aberto, participado e contínuo.
Para este debate na Biblioteca Municipal de Santo Tirso estão convidados todos os que fruem ou promovem iniciativas, projetos ou objetos culturais, nas suas múltiplas abordagens (profissionais ou não, indivíduos ou coletividades), assim como entidades das áreas social, educativa, ambiental, turística ou outras que desenvolvam projetos ou iniciativas de natureza cultural.
A participação é gratuita, e deve ser feita através do link http://portal.amp.pt/pt/noticia/619#FOCO_3
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL