No âmbito do programa Rondas, o Serviço de Turismo da Câmara Municipal de Santo Tirso organizou uma recriação da histórica batalha da ponte de Negrelos, que ali teve lugar em 1809, durante a 2ª invasão francesa.
O Rondas é um programa regular que explora o território do município e os seus ativos, usualmente sob a forma de visitas guiadas. O Rondas decorre habitualmente no último sábado de cada mês.
Na noite de 25 para 26 de março de 1809, mais de duas centenas de portugueses perderam a vida em defesa da Ponte de Negrelos. Numa heroica prova de bravura, que resultou na expulsão dos franceses da margem sul do rio Vizela, a população de São Martinho do Campo impediu o avanço das tropas napoleónicas, comandadas pelo general Jardon.
Reza a história que, durante a batalha, perante a desorientação dos seus militares face aos muitos tiros que vinham da outra margem, o general arrancou a espingarda das mãos de um militar e avançou para a ponte num ato de desafio, acabando por perder a vida ao ser atingido por uma bala certeira.
Promovido pela Câmara de Santo Tirso, o programa Rondas visa a organização de atividades de exploração do território e dos seus ativos, sob a forma de visitas guiadas.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL