Foi em 26 de março de 1834 que aconteceu a batalha de Santo Tirso.
A guerra civil de 1828 a 1834 teve em Santo Tirso um papel importante no que viria a culminar meses depois com a Convenção de Évoramonte.
O sino do Mosteiro nas madrugadas anteriores dava o sinal para o que viria a acontecer pelas 5h da manhã do dia 26 de Março. Quatro a cinco mil homens que tinham marchado sobre Santo Tirso, atacam os postos avançados dos Miguelistas, travam uma dura e sangrenta Batalha na serra do Carneiro e obrigam o brigadeiro Quinhones a incendiar o acampamento forçando a sua retirada para Guimarães.
Parte da nossa história e do nosso contributo para a democracia constitucional que hoje vivemos, eternizada em dois pilares de pedra, um na freguesia de Santa Cristina do Couto, atual União de Freguesias Santo Tirso, e outro na freguesia da Lama, atual União de Freguesias Além Rio.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL