Ponte de origem romana, com 3 arcos e tabuleiro plano. Nos arcos, de volta quase perfeita, podem ver-se diversas aduelas almofadas atestando a sua construção inicial. Protegendo os pilares da ponte, do lado montante, encontram-se talhamares e, a jusante, os respetivos esporões servindo-lhes de contraforte. É uma ponte, na fronteira entre os concelhos de Santo Tirso e Guimarães, que divide as localidades de São Martinho do Campo e Lordelo/Moreira de Cónegos.
Esta ponte servia a antiga via romana que, de Braga e passando pela Ponte de Campelos (S. João de Ponte), se dirigia ao Porto. Foi, durante a Idade Média, a principal via de ligação entre o Porto e a cidade de Guimarães. Na Idade Média, é referida pela documentação como ponte lapídea.
É também histórica, porque foi por aqui que passou uma parte do exército francês vindo de Guimarães com destino ao Porto, no dia 25 de março de 1809. Nesta data travou-se uma batalha na defesa da ponte, que apesar de não ter sido bem sucedida para o lado português, conseguiu infligir uma baixa importante nos invasores, ao eliminar um general de brigada francês (Henri-Antoine Jardon) muito popular no seu exército.
A ponte está bem conservada, porque teve uma intervenção recente.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL