Desde que entrou em funções, em 2008, a Equipa de Sapadores Florestais já geriu cerca 560 hectares de terreno, no concelho de Santo Tirso, o equivalente a mais de meio milhar de campos de futebol. A informação foi avançada pela Câmara Municipal de Santo Tirso, esta quinta-feira, Dia Internacional da Floresta. Foi ainda assinado o protocolo que estabelece a atuação da equipa, implicando um investimento de 55 mil euros anuais por parte da Câmara Municipal.
O protocolo foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, e por Gaspar Sampaio e Luís Bento de Miranda, da Associação de Silvicultores do Vale do Ave, estabelecendo o funcionamento da Equipa de Sapadores Florestais.
O acordo estabelece a atuação no âmbito da prevenção dos incêndios rurais através de ações de silvicultura preventiva, vigilância, primeira intervenção e apoio ao combate, bem como sensibilização da população para as normas de conduta em matéria de proteção florestal. “Em média, esta equipa faz uma limpeza de 35 hectares por ano em todo o Município de Santo Tirso”, sublinhou Alberto Costa.
Anualmente são muitos os hectares de floresta intervencionados, nomeadamente na área adjacente aos aglomerados populacionais, habitações isoladas, caminhos e estradas municipais inseridas ou confinantes com os espaços florestais definidos no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios do concelho.
A área de intervenção é definida, todos os anos, pela Câmara Municipal e pela Associação de Silvicultores do Vale do Ave, refletindo as áreas prioritárias de atuação em função do risco florestal. O investimento, da autarquia, é de 55 mil euros anuais.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL