A Associação de Solidariedade e Ação Social de Santo Tirso recebeu ontem uma família ucraniana cansada, triste mas cheia de esperança num processo coordenado pela Câmara Municipal.
“Faremos tudo para que se sintam bem e que voem connosco. Só foi possível com o apoio de muitos amigos de coração gigante”, refere a instituição nas redes sociais.
Desta forma, a reconhecida instituição do concelho de Santo Tirso dá o exemplo fazendo serviço público. Um dos lemas da ASAS é contribuir para “um mundo em que todas as pessoas se possam transformar em cidadãos autónomos de pleno direito”. A ação da instituição assenta nos valores da Ética, Afetividade, Equidade, Honestidade, Adaptabilidade e Inovação, Responsabilidade, Transparência, Confidencialidade e Rigor numa lógica de promoção da segurança, da gestão do risco, da satisfação e da melhoria contínua, apostando na prevenção dos maus tratos, da exclusão social e na promoção do bem-estar global.
A Rússia lançou no passado dia 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamentos em várias cidades. As autoridades de Kiev contabilizaram, até ao momento, mais de 2 000 civis mortos, incluindo crianças, e, segundo a ONU, os ataques já provocaram mais de 2 milhões de refugiados.
O Presidente russo, Vladimir Putin, justificou a “operação militar especial” na Ucrânia com a necessidade de desmilitarizar o país vizinho, afirmando ser a única maneira de a Rússia se defender e garantindo que a ofensiva durará o tempo necessário.
O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional, e a União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armas e munições para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas para isolar ainda mais Moscovo.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL