A ampliação da rede de saneamento no território da antiga freguesia de Sequeirô, em Santo Tirso, arrancou hoje com o início das obras de construção de 409 ramais. Esta empreitada vai permitir estender a rede já existente em mais 7,5 quilómetros.
Dentro de três semanas, os trabalhos de ampliação da rede vão alargar-se, também, à localidade de Burgães, onde serão construídos mais 295 ramais, numa extensão de 4,9 quilómetros.
As obras, fruto de uma parceria entre a Câmara de Santo Tirso e a Águas do Norte, têm um prazo de execução de 364 dias e estão orçadas em 1,6 milhão de euros. Este investimento é financiado em cerca de um milhão de euros pela autarquia, sendo o valor restante proveniente do POSEUR [Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos].
Recorde-se que, no âmbito do POSEUR, foi já concluída a execução das redes de drenagem do Sistema de Águas Residuais (SAR) de Água Longa, que beneficiam as famílias residentes nas freguesias de Agrela, Água Longa, Monte Córdova, Reguenga e na União de Freguesias de Carreira e Refojos de Riba de Ave.
Estão, também, terminadas as obras de construção das redes de drenagem do SAR de Rabada e de Lordelo/Aves, abrangendo Areias, Lama, Sequeirô, Burgães, Rebordões, S. Tomé de Negrelos, Vila das Aves, Roriz, S. Martinho do Campo, S. Salvador do Campo e Vilarinho. Esta empreitada teve uma extensão de 35 quilómetros, onde foram instalados cerca de 1250 ramais de ligação ao coletor de águas residuais, o que permitiu aumentar o serviço prestado pela Águas do Norte no Município de Santo Tirso.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL