O Rotary Club de Santo Tirso realizou ontem uma homenagem ao piloto Tirsense Armindo Araújo, Heptacampeão Nacional de Ralis e o automobilista português com o melhor palmarés de sempre da modalidade.
Durante a homenagem, o presidente dos rotários, Fernando Carneiro, lançou o desafio a Armindo Araújo para ser o Embaixador do Caminho de São Rosendo. De recordar que a iniciativa do Rotary Club de Santo Tirso pretende sinalizar o Caminho Português de São Rosendo. O percurso sairá de Santo Tirso passando pelos municípios de Famalicão, Guimarães, Braga, Amares e Terras do Bouro, numa extensão de 101 quilómetros.
O desafio foi imediatamente aceite pelo Armindo Araújo que desta forma passou a ser o Embaixador do Caminho de São Rosendo. As surpresas no entanto não ficaram por aí. O campeão Tirsense anunciou que, por cada quilómetro feito no próximo campeonato de ralis, irá doar um euro ao Rotary Club de Santo Tirso.
São Rosendo, ou Rudesindus no original em latim, nasceu em São Miguel do Couto no dia 26 de novembro de 907. Ao longo da vida, desempenhou as mais altas magistraturas e constituiu-se como uma das mais significativas referências espirituais da cristandade medieval. Foi bispo de Dume e de Mondonhedo entre 925 e 950, e administrador da Sé Compostelana entre 968 e 977. Está na origem do Mosteiro de Monte Córdova, em Santo Tirso, e do Mosteiro de Celanova, na Galiza, onde morreu, a 1 de março de 977, e está sepultado. Foi canonizado pelo papa Celestino III, em 1195.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL