
Nas eleições autárquicas de 2025, o Bloco de Esquerda anunciou o seu candidato à Câmara Municipal de Santo Tirso com o objetivo de, pela primeira vez, eleger um vereador à esquerda e de oposição ao Partido Socialista.
O cabeça de lista à Câmara Municipal é o tirsense António Soares, geógrafo e estudante do Mestrado em Ensino na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Aos 23 anos é um dos mais jovens candidatos a uma Câmara Municipal nas Eleições Autárquicas de 2025. A primeira experiência autárquica de António Soares teve início em 2021, quando foi eleito deputado municipal.
Ao longo dos últimos anos tem sido uma das vozes mais insubmissas do concelho, caracterizando-se por uma postura energética e combativa.
Esta candidatura traz “a vontade de mudar o rumo do concelho, e visa honrar o passado dos operários do Vale do Ave, através da preservação da sua memória histórica e da valorização dos trabalhadores do concelho, dos seus salários e pela conquista de mais direitos laborais”.
Esta candidatura tem como principal objetivo “reforçar a presença da esquerda no concelho e ampliar a sua representação nos órgãos autárquicos, mas também servir de mobilizador no combate às desigualdades sociais”.
O Bloco de Esquerda acredita que esta candidatura é “a única que pode criar as condições necessárias para enfrentar todos esses desafios e contrariar as políticas municipais do Partido Socialista, nomeadamente no que diz respeito à habitação, ao ambiente, ao trabalho e à cultura”.
António Soares faz ainda um apelo a toda a esquerda, com a qual já estabeleceu contactos, e com todos os movimentos sociais e simpatizantes a juntarem-se a esta candidatura para fortalecer e alargar os horizontes desta candidatura de esperança.
António Soares, geógrafo de 23 anos, é o candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Santo Tirso. A candidatura surge com o objetivo de renovar a política no concelho, procurando representar todos aqueles que ambicionam um futuro diferente. António Soares nasceu a 4 de outubro de 2001 em Santo Tirso, onde reside e viveu toda a sua vida.
Concluiu o ensino obrigatório na EBS D. Dinis no curso de Línguas e Humanidades, durante esse período foi dirigente da Associação de Estudantes da escola, participou no Parlamento de Jovens e foi membro do Clube de Teatro.
Foi ainda atleta de andebol do Ginásio Clube de Santo Tirso desde os 9 anos de idade, tendo representado, por 2 épocas, o Académico Futebol Clube, da cidade do Porto.
Licenciou-se em Geografia na Universidade do Porto (UP), foi dirigente associativo no Núcleo de Estudantes de Geografia da UP, membro do Conselho Pedagógico da Faculdade de Letras e ativista estudantil. Em 2023, ingressou no Mestrado em Ensino de Geografia na mesma universidade, encontrando-se, atualmente, a realizar o estágio.
Em 2021, foi eleito deputado municipal pela lista do Bloco de Esquerda, tendo sido desde então uma das vozes mais ativas na oposição à maioria absoluta do Partido Socialista.
Nas eleições autárquicas de 2025, com apenas 23 anos, é o cabeça de lista pelo Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Santo Tirso.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL