Antigo Presidente da Junta de Freguesia de São Tomé de Negrelos deixa alertas sobre o Parque do Verdeal
Principal / Notícias / Antigo Presidente da Junta de Freguesia de São Tomé de Negrelos deixa alertas sobre o Parque do Verdeal

Antigo Presidente da Junta de Freguesia de São Tomé de Negrelos deixa alertas sobre o Parque do Verdeal

Imagem: Diário de Santo Tirso

Henrique Pinheiro Machado, antigo Presidente da Junta de Freguesia de São Tomé de Negrelos, através de um comunicado enviado às redações, teceu várias considerações acerca do Parque do Verdeal.

Para Henrique Machado, o referido parque deveria chamar-se “Parque das Frieiras” porque é assim “conhecido há mais de 300 anos”, no lado de São Tomé de Negrelos.

Venho manifestar a mais veemente repulsa pelo atentado ao património histórico e social da atual vila de São Tomé de Negrelos concretizado no inaceitável batismo do parque situado na margem esquerda do Rio Vizela como sendo Parque do Verdeal quando aquele local foi desde tempos imemoriais designado por Parque das Frieiras, utilizado pelas populações como local de lazer nos períodos mais quentes do verão e também porque na freguesia de São Tomé de Negrelos a ex-Quinta do Verdeal nunca teve um único palmo de terra.

O Parque do Verdeal nasceu de um projeto coordenado pelo docente da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e arquiteto paisagista Paulo Farinha Marques e foi inaugurado no início de setembro. Este novo espaço verde, situado nas margens do rio Vizela, abrange as freguesias de São Tomé de Negrelos e Vila das Aves, acrescentando mais quatro hectares de área verde ao concelho.

Reivindicada pela população há mais de 30 anos, a construção do Parque do Verdeal envolveu um investimento de 2,5 milhões de euros e incluiu uma nova ponte pedonal e ciclável sobre o rio Vizela, com cerca de 220 metros de comprimento, que passa a unir as freguesias de São Tomé de Negrelos e de Vila das Aves.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background