Foi ontem a tomada de posse dos Órgãos Sociais da AB92 – União Desportiva E Cultural De Santo Tirso. No final, Ana Maria Ferreira, vereadora na Câmara Municipal com o pelouro do desporto, prestou declarações ao Diário de Santo Tirso.
Papel da Câmara Municipal nas associações: “É um papel muito importante, nós trabalhamos como eu disse no meu discurso em articulação com o movimento associativo, não só o movimento desportivo mas todo todo o movimento do concelho e todo o apoio que nós damos que pode ser direto ou indiretamente nomeadamente por exemplo como os nossos equipamentos municipais e eu lembro que o AB tem uma equipa de futebol de 11 que participa no campeonato da AFAST, é um campeonato 100% financiado pelo município, que utiliza os nossos equipamentos municipais para fazer os seus treinos e fazer seus jogos, a nível de futsal a mesma coisa, portanto no fundo o trabalho e o apoio que fazemos com o AB é esta sinergia, é um apoio que pode ser direto ou indireto, não tem que ser diretamente através de contratos programa, atribuindo verba mas no fundo ela é atribuída de uma forma indireta, nos nossos equipamentos e através também dos campeonatos que fazem parte. E depois todo o trabalho que é feito em articulação com outras associações. O facto de pertencerem aos campeonatos permite também toda esta articulação também com as outras associações e o facto de também estarmos aqui presentes também é uma forma de dizermos que valorizamos o trabalho do movimento associativo não só nesta associação como em muitas outras”.
Investimento no desporto para os próximos anos: “Nós não investimos só 5 milhões no desporto, os 5 milhões foram valores quantificados em termos de contratos programa porque temos muitos outros valores nomeadamente nos apoios que damos indiretos como dizia há pouco ao nível dos nossos equipamentos municipais que têm os seus custos a nível de manutenção, a nível de energias, despesas correntes. Temos muitos outros apoios e muitos outros investimentos que fazemos diretamente nos equipamentos. Com certeza que hoje o investimento se mantém, que se vai manter também no desporto porque é uma área estratégica também do concelho, trabalhar toda a formação, todos os atletas também que eu falei, mais de 5 mil atletas em várias modalidades. Por isso o investimento na área desportiva vai continuar naturalmente”.
Preocupação devido a uma possível nova paragem: “Naturalmente que sim, não só a Câmara Municipal mas eu penso que estamos todos preocupados já estamos a trabalhar em conjunto com a ACES, com o centro hospitalar, com as juntas de freguesia, com as paróquias, com as comunidades, com este movimento associativo também porque todos eles também ajudam a passar a mensagem, no fundo para que os jovens, para que os adultos se resguardem, mantenham um distanciamento social tenham todos estes cuidados. Naturalmente que estamos preocupados, continuamos a fazer o nosso trabalho também como fizemos até agora e apelando a que todos em conjunto ajudem a combater a pandemia porque a Câmara Municipal sozinha também não consegue”.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL