Foi na freguesia da Agrela que o Diário de Santo Tirso encontrou Américo Dias Roque, tem 83 anos e é conhecido como o “Artesão da Agrela”. A arte de transformar metais e madeira em peças dignas de um museu é o que distingue este homem da Agrela.
Em 1982 Américo Roque fez pelas suas próprias mãos as janelas da Igreja da Agrela, “durante dois meses, todos os fins de semana trabalhei nas janelas da Igreja, fazendo todos os cortes à mão pois não tinha o material que há agora para cortar”, um bem feitor que para além de ter feito as janelas também contribuiu monetariamente para a compra do órgão e para as obras de remodelação da Igreja.
Com um enorme entusiasmo e orgulho do seu trabalho, o “Artesão da Agrela” mostrou algumas das suas peças ao Diário de Santo Tirso. Cada peça tem um significado, uma história, um motivo para ter sido feita, ouvir este artista detalhar cada pormenor foi simplesmente cativante.
Para além das peças únicas que este homem faz minuciosamente com as suas mãos, a sua terra tem o dom de fazer crescer abóboras e cabaças com tamanhos muito fora do comum, uma abóbora de cerca de 70 kilos e uma cabaça de cerca de 15 litros. Para Américo Roque o segredo destas frutas crescerem tanto passa pelo “carinho e tempo que lhes dedico diariamente”.
Publicamos em seguida fotos de algumas peças de Américo Roque:
Cabaças
Tronco para ferrar os bois
Avião
Helicóptero
Nora
Moinho
Cata-vento
Bomba Volante
Engenho
Arado de lavrar
Carro de Bois
Sarilho do Poço
Limpador
Semeador de milho
Cama de casal e de bebé
Imagens: Diário de Santo Tirso
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL