O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) e a Associação de Dadores de Sangue de Famalicão, em parceria com a Junta de Freguesia e o Agrupamento de Escuteiros, e o Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, organizaram em São Tomé de Negrelos uma Dádiva de Sangue que decorre durante o dia de amanhã.
Assim, à semelhança de anos anteriores, o IPST vai marcar presença na Escola Básica de São Tomé de Negrelos para realizar novas colheitas de sangue, no próximo dia 7 de fevereiro entre as 9 horas e as 12h30.
Numa nota enviada às redações, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) alerta para o facto de os meses de janeiro e fevereiro serem “particularmente exigentes para a manutenção das reservas de sangue em níveis confortáveis”, devido ao frio e às constipações, sublinhando que, este ano, a situação é agravada pela pandemia de covid-19, as medidas de confinamento e as regras para garantir a segurança para dadores e profissionais.
Os interessados devem usar máscara e respeitar as recomendações da Direção Geral de Saúde. Antes de entrar no pavilhão, a todos os potenciais dadores será feita a medicação de temperatura corporal, e caso seja necessário serão disponibilizadas salas para isolamento e controle dos mesmos.
“Dar sangue, para além de um ato solidário, é contribuir para esta causa pode ajudar a salvar vidas. Temos, assim, de continuar a sensibilizar as pessoas para a importância de doar sangue, sobretudo em alturas em que as reservas registam maior escassez no stock”, sublinha a responsável.
Quem pode doar sangue
Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos. Para uma primeira dádiva, o limite de idade é 60 anos.
A dádiva de sangue é benévola e não remunerada. A doação de sangue pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.
Cuidados a ter na dádiva de sangue
Antes:
Deverá hidratar-se com líquidos como água ou chá no dia anterior e no próprio dia;
Deverá evitar grandes períodos de exposição solar;
Deverá tomar o pequeno almoço se der sangue no período da manhã;
Se der sangue após o almoço deverá aguardar 3 horas para completar a digestão.
Após:
Deverá continuar a hidratação;
Deverá evitar grande períodos de exposição solar;
Deverá evitar exercícios físicos.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL