A Escola Secundária Tomaz Pelayo viveu um dia memorável na RoboParty 2024, evento anual organizado pela Universidade do Minho. Durante o dia de ontem, os alunos colocaram à prova as suas aptidões na construção e programação de robôs móveis autónomos, aprendendo na prática sobre montagem, mecânica, eletrónica e programação.
As equipas, compostas por alunos do 2ºQ (Henrique José Nunes Forte, Afonso Moreira de Sousa Pedroso, Nuno Guimarães de Azevedo e João Miguel Gonçalves Neto Ribeiro), 3ºQ (Tiago Filipe Rocha Pereira e Ricardo Miguel Rocha de Sousa), 2ºN (Gonçalo Henrique Pereira Mesquita e Vasco Novo Coutinho), 2ºR (João Pedro de Almeida Rêgo, João Pedro Forno da Costa e Micael Ricardo Lopes dos Santos) e 1ºR (Rodrigo Neto Lopes), foram desafiados a trabalhar em conjunto, aperfeiçoando as suas capacidades de comunicação e resolução de problemas. Acompanhados pelos professores Nuno Pereira, Rui Cancelinha, Nuno Rodrigues e Juan Marques, os alunos mergulharam no mundo da robótica, exploraram a sua criatividade e potencial empreendedor no ambiente académico da Universidade do Minho.
A participação na RoboParty é uma experiência enriquecedora para os alunos, onde desenvolvem novas competências na construção de robôs e programação de software. Estas competências podem abrir portas no futuro para carreiras em áreas como engenharia e tecnologia, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho.
A Escola Secundária Tomaz Pelayo é uma escola pública que oferece ensino secundário e profissional em Santo Tirso. A escola fornece aos seus alunos uma educação de qualidade, preparando-os para o sucesso no ensino superior e no mercado de trabalho. A instituição valoriza a inovação e o desenvolvimento de competências essenciais dos seus alunos para o século XXI.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL