No passado dia 15 de Maio, os alunos do CCV – Programação e Robótica da Escola Básica de Santo Tirso (São Rosendo), participaram numa visita de estudo ao Planetário do Porto – Centro de Ciência Viva.
A visita começou com uma atividade de oficina criativa, na qual os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática os seus conhecimentos e skills ao construir um relógio de Sol equatorial a partir de um modelo numa folha de papel. Esta atividade promoveu não só a criatividade, mas também a compreensão dos princípios físicos por trás do funcionamento deste tipo de instrumento.
Depois da atividade, os alunos recarregaram energias com o lanche e prepararam-se para a próxima etapa da visita. Dirigiram-se então para uma cúpula impressionante, onde puderam desfrutar de uma experiência única. Num ecrã envolvente de aproximadamente 360º, assistiram ao filme “Somos os Guardiões” e a outros pequeno filmes sobre o cosmo. Estas produções cinematográficas transportaram-nos para um universo onde puderam observar como o nosso planeta, os seus habitantes e ecossistemas estão profundamente interligados.
Esta visita de estudo não só proporcionou momentos de aprendizagem e descoberta, como também estimulou o interesse dos alunos pela ciência e pela exploração do mundo que os rodeia. Foi uma oportunidade enriquecedora para promover o conhecimento científico de uma forma prática, envolvente e divertida.
Imagem: Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL