No passado dia sete de dezembro de 2022, os alunos do décimo ano realizaram uma visita de estudo ao Mosteiro de Santa Maria da Batalha e ao CIBA (Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota), no âmbito do estudo da Crónica de D. João I, de Fernão Lopes, na disciplina de Português.
Na minha opinião, foi um dia inesquecível! Começamos por conhecer o famoso Mosteiro da Batalha, onde estão sepultados D. João I e seus filhos.
A beleza do mosteiro de estilo gótico deslumbrou-nos. O reflexo dos vitrais coloridos, as altas abóbadas e todos os detalhes e pormenores nas capelas tornavam o lugar mágico.
Após a visita, pudemos andar pela pequena vila à vontade, o que nos proporcionou momentos de grande diversão e novas amizades com alunos das diferentes turmas.
Já da parte da tarde, exploramos o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, situado no verdadeiro campo de batalha. Aí, visualizamos um pequeno documentário que retratou a luta pelo trono de D. João I e o rei de Castela, bem como as táticas utilizadas nessa batalha que garantiram a vitória aos portugueses.
Em suma, foi um dia muito divertido, cheio de gargalhadas e animação com os meus colegas, para além de adquirirmos um novo conhecimento sobre o passado do nosso país e sobre a arte gótica.
Carolina de Oliveira Pacheco, n.º 8, 10.º B
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL