No passado dia 28 de maio, as alunas Beatriz Dias e Matilde Carvalho, do 12.º D (Curso Científico-Humanístico de Ciências Socioeconómicas), foram finalistas da 9.ª edição do Applica-te, uma iniciativa promovida pela Information Management School (IMS), da Universidade Nova de Lisboa.
O Applica-te é um concurso de ideias para os alunos do 7.º ao 12.º ano, que pretende estimular o espírito criativo e empreendedor dos jovens. Mais concretamente, o desafio consistia em descrever uma app inovadora com o propósito de dar resposta a desafios específicos dentro de uma comunidade local, como a área envolvente da escola ou a área residencial. Ao mesmo tempo, a solução proposta deveria estar alinhada com pelo menos um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Conhecedoras da realidade demográfica do concelho de Santo Tirso e preocupadas, em particular, pelo facto de nem todas as freguesias disporem de uma farmácia, as alunas idealizaram a app “Pharm & Go”, uma aplicação informática especialmente vocacionada para, com recurso a um serviço de estafeta, auxiliar os mais idosos a obterem de uma forma mais cómoda os produtos farmacêuticos de que necessitam.
Com a sua ideia, as alunas pretendem transformar o futuro da sua comunidade, dando cumprimento ao 3.º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável: Saúde de Qualidade.
Foi um dia repleto de aprendizagens significativas e, também, de agradável convívio entre as comitivas das diversas escolas presentes.
O programa da manhã consistiu no check-in, em atividades pelo Campus (dinamizadas pela Associação de Estudantes) e na introdução à NOVA IMS (com intervenções por parte da Subdiretora para o Ensino na NOVA IMS, de alunos e de um representante da Associação de Estudantes).
No período da tarde, foram apresentados os cinco projetos finalistas de cada um dos escalões em concurso (3.º ciclo e secundário).
No final, o projeto apresentado pelas Limonetas (nickname adotado pela Beatriz e pela Matilde) ficou classificado em 2.º lugar, no seu escalão, tendo cada aluna recebido como prémio um tablet.
Muitos parabéns à Beatriz e à Matilde pelo resultado obtido e pela brilhante representação do Agrupamento de Escolas D. Dinis!
João Forte (professor acompanhante)
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL