Os autores dos projetos apresentados no âmbito do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) 2020 de Santo Tirso receberam os respetivos Certificados, numa sessão que contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, e da nova vereadora com o pelouro da Juventude, Sara Moreira.
Jovens de Santo Tirso: “Este orçamento participativo jovem é a demonstração daquilo que tem sido a estratégia do município para chamar os jovens à participação ativa na vida cívica e no desenvolvimento do próprio município. Este ano tivemos a participação de 18 projetos com muitos jovens associados a cada projeto, quer dizer que a juventude, desde que devidamente incentivada, consegue participar”.
Vencedora do OPJ: “A insistência e a melhoria do projeto leva a que um projeto que não foi vencedor noutros anos pode vir a ser vencedor em anos diferentes. Queremos que a nossa juventude seja persistente e que participe civicamente”.
Iniciativas para os jovens: “Temos imensas iniciativas que queremos continuar a fazer para dar voz à juventude e para que possam participar, envolver-se na vida do município para que futuramente possam ocupar cargos que o executivo exerce”.
Obras saídas do OPJ: “Os jovens têm essa vantagem, pensam fora da caixa, são irreverentes, têm ideias inovadoras, ideias progressistas e daquilo que conhecem por esse mundo fora e que depois trazem para Santo Tirso, as horas urbanas e a praia urbana por exemplo”.
OPJ do próximo ano: “Claro que vai surgir, estamos sempre a desenvolver esforços para melhorar este OPJ, melhorar as regras e a sua dinâmica mas sempre em conformidade com aquilo que são as ideias que vão surgindo do diálogo com a sociedade e com os jovens”.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL