O Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, apresentou hoje no Museu Internacional de Escultura Contemporânea o projeto de adaptação dos espaços públicos de Santo Tirso ao Plano de Mobilidade Urbana e Sustentável (PMUS). Um investimento de 3,3 milhões de euros sendo 1 milhão e 233 mil euros financiados pelo Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020.
Uma obra que arranca já no próximo dia 12 de julho na rua Professor Doutor Fernando Augusto Pires de Lima e que deverá ficar concluída em julho de 2024. Contempla alguns dos principais arruamentos da cidade, nomeadamente o nó rodoviário a norte do viaduto da CP, a rua do rio Ave, a ponte sobre o rio Ave, a Alameda dos Plátanos, a rotunda de acesso ao mosteiro, a Avenida Soeiro Mendes da Maia, a rua Professor Doutor Fernando Augusto Pires de Lima, a Avenida Sousa Cruz, parcialmente a rua Dr. Oliveira Salazar, a rua do Olival, a rua Dr. Francisco Sá Carneiro, a rua Professor Pires Fernandes e a Rua Conde São Bento.
Este projeto inclui a colocação de piso em betuminoso, redefinição das zonas de estacionamento, criação de zonas de circulação partilhada, execução de áreas de circulação pedonal e zonas verdes, colocação de infraestruturas para redes de águas pluviais, saneamento, rede elétrica e telecomunicações e instalação de ecopontos e contentores de recolha de resíduos.
O Plano de Mobilidade Urbana e Sustentável tem como objetivo devolver a cidade às pessoas e promover a defesa do meio ambiente, com este projeto o município pretende dotar o concelho de mais de 20 quilómetros de ciclovia, reestruturar os principais espaços públicos da malha urbana em prol dos peões, apostar num serviço intermunicipal de transportes públicos e reorganizar o estacionamento na cidade.
Para Alberto Costa este projeto “será uma profunda transformação e modernização de algumas das principais artérias de Santo Tirso”, dizendo que “Trata-se, sem dúvida, de um dos mais ambiciosos projetos que têm sido trabalhados pelo Município” estando o autarca convicto que “a obra terá um grande impacto para a população”.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL