Entre os dias 6 e 9 de Setembro realizaram-se as jornadas formativas do Agrupamento de Escolas de São Martinho, começando com a abertura do XV Colóquio Communicare et Educare: “Atuais desafios da escola: descentralização, capacitação digital e desenvolvimento pessoal e social”.
Após as boas vindas por parte do Diretor do Agrupamento seguiu-se o habitual discurso de contextualização do colóquio, tendo o professor José Queijo Barbosa aproveitado o momento para apresentar os diversos atos formativos e respetivos formadores. Cada grupo realizou quatro sessões com grupos de professores constituídos por 23 elementos cada.
Os atos formativos ficaram concluídos com duas iniciativas, uma interligada com a autarquia e intitulado “Desenvolvimento do Desempenho Criativo em Contextos Educativos”, que esteve a cargo de Cristina Costa Lobo, outra em interligação com a CPCJ de Santo Tirso, orientada por Marina Rodrigues e Cátia Guimarães e intitulado “Como referenciar e sinalizar situações no âmbito da CPCJ”.
Também o pessoal não docente e as Associações de Pais ficam esquecidos no XV Colóquio Communicare et Educare, estando programadas duas sessões de “SER… olhando ou outro” para hoje e um outra para a última semana de setembro.
De referir ainda que a abertura do colóquio esteve a cargo do grupo musical e coral agrupamento, orientado pelo professor João Fernandes, que brindou todos os presentes com o já habitual Hino do Agrupamento e também como o novo tema relacionado com o projeto integrador do ano letivo, intitulado «LENDAS, HISTÓRIAS e OUTRAS MEMÓRIAS … ».
A bibliotecária, professora Filomena Branco e o subdiretor, José Barbosa, foram os apresentadores.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL