Mário Jorge Machado tem 62 anos, é administrador da estamparia Adalberto e é o novo presidente da Euratex – Confederação da Indústria Têxtil e Vestuário Europeia, sendo também o ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.
Em declarações ao jornal Expresso, considera ser “de alguma forma um reconhecimento da importância da indústria nacional no contexto europeu e de todo o trabalho que tem sido feito pelo sector na sua projeção internacional”.
Em comunicado citado pelo Jornal T,
O novo presidente da Confederação refere ao Jornal T, que “os últimos indicadores mostram que a indústria europeia tem taxas de crescimento inferiores ao dos seus correntes; isto é algo que temos de inverter”.
Mário Jorge Machado acrescenta que “os decisores políticos têm de perceber que a indústria têxtil não pode ser uma moeda de troca nas negociações globais”.
“Vemos que os Estados Unidos estão a fazer para apoiar a sua indústria, e vemos o que a China está a fazer para apoiar a sua indústria. A Europa ficou para trás no apoio à sua indústria”, salienta.
O novo presidente dá ainda nota que “durante o último mandato, a UE emitiu muitas legislações sobre sustentabilidade e circularidade direcionadas para a indústria transformadora. No entanto, se quisermos que esta estratégia seja bem-sucedida, precisamos de nos concentrar mais na dimensão dos consumidores”.
“A Euratex tem um papel muito importante a desempenhar na pressão para que o processo legislativo seja realizado de acordo com a capacidade de adaptação do sector”, conclui Mário Jorge Machado.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL