A3 terá um radar a controlar a velocidade média
Principal / Notícias / A3 terá um radar a controlar a velocidade média

A3 terá um radar a controlar a velocidade média

As estradas portuguesas vão ter 37 novos radares em funcionamento já a partir do próximo dia 1 de setembro e a grande novidade é o radar que controla a velocidade média, que estará presente em 12 locais.

Um desses locais é um local de passagem diária para milhares de Tirsenses, precisamente na Autoestrada 3 (A3), que liga Santo Tirso ao Porto e a Braga.

Este novo radar deteta a velocidade do veículo num primeiro local e depois volta a registar a velocidade num segundo local. O sistema calcula o tempo e a velocidade média entre estes dois pontos.

Para identificar os locais, vai ser colocado um sinal de trânsito: é um retângulo na vertical com fundo azul e com a imagem de duas câmaras fotográficas a preto.

“O nosso objetivo não é castigar os condutores nem aumentar receitas com as multas. O nosso objetivo é dissuadir comportamentos de risco. Sabemos que nos locais onde nos últimos sete anos os radares têm estado a funcionar, o número de vítimas caiu 74%”, explicou, a secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, em declarações transmitias pelas televisões.

No site da ANSR vai em breve estar disponível um mapa onde vai ser possível verificar todos os locais onde vão estar ativos novos radares.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background