A tradição ainda é o que era na Escola Básica de São Tomé de Negrelos
Principal / Escolas / A tradição ainda é o que era na Escola Básica de São Tomé de Negrelos

A tradição ainda é o que era na Escola Básica de São Tomé de Negrelos

Imagem: Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques

Na Escola Básica de São Tomé de Negrelos, pertencente ao Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, a tradição de Cantar as Janeiras a toda a comunidade educativa manteve-se com os alunos a entoarem os cânticos tradicionais das Janeiras e dos Reis, acompanhados à guitarra e ao acordeão pelos seus professores e por um assistente operacional.

Esta atividade contou também com duas especiais e magníficas atuações, a da Casa de Acolhimento Sol Nascente e a dos próprios pais e encarregados de educação, os quais quiseram surpreender os próprios filhos.

Todos estes momentos, para além de representarem uma recuperação e reafirmação das tradições, foi também uma forma dos alunos apresentarem as aprendizagens ao nível musical.

As Janeiras correspondem a uma manifestação cultural e social de convívio e partilha, de promover os valores da amizade e solidariedade no arranque de cada Ano Novo, sendo um acontecimento popular enraizado há muitas décadas no nosso povo, sobretudo, oriundo do meio rural.

Imagens: Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background