Promovido pela Câmara de Santo Tirso, o programa “Rondas” convida a conhecer pontos de interesse do Município no último sábado de cada mês. No dia 25 de novembro, entre as 10h00 e as 13h00, a visita passa pela ponte de São Martinho do Campo, vulgarmente designada por Ponte de Negrelos, numa sessão de Turismo de Memória.
A ponte de São Martinho do Campo, também conhecida por Ponte de Negrelos, é uma notável obra de engenharia romana que, apesar das várias intervenções de conservação e restauro, manteve a sua integridade estrutural, sendo possível perscrutar inúmeras realidades históricas.
A 25 e 26 de março de 1809, a ponte, que faz a ligação com a freguesia de Moreira de Cónegos, foi palco da heroica tentativa de defesa da passagem da ponte, por parte dos habitantes de São Martinho do Campo, à progressão do 31º regimento das tropas francesas comandadas pelo reputado General Jardon, que ali viria a falecer.
A ponte de Negrelos tem, por isso, elevada relevância patrimonial, cuja importância ultrapassa o âmbito local, uma vez que documenta uma realidade histórico-arqueológica. Assim, o professor José Queijo Barbosa, aceitou o convite do Município e vai fazer uma apresentação dos acontecimentos ocorridos na ponte, cuja construção remonta aos séculos I e II d.C.
O ponto de encontro está marcado na Loja Interativa de Turismo, pelas 10h00. A inscrição é gratuita e pode ser feita através do link http://forms.gle/W1oKsSK8zvu9enct5. O Município assegura o transporte para o local, até ao limite da capacidade do autocarro.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL