Tem sido uma constante, todos os dias em Santo Tirso o trânsito fica caótico e não há solução à vista a curto prazo.
Seja na entrada sul, quem vem do lado da autoestrada e da Carreira ou na entrada norte, quem vem de Vila das Aves e sobretudo de Além Rio, o trânsito tem estado completamente entupido entre as 8h30 e as 9h15 e entre as 17h30 e as 18h30, ou seja, às horas de ponta.
Se por um lado, as muitas obras que decorrem ao mesmo tempo nas imediações da ponte antiga de Santo Tirso, que está cortada ao trânsito, podem explicar o bloqueio nessa parte da cidade, por outro lado, na entrada sul, não estão a decorrer intervenções.
Como se explica então o trânsito caótico nas ruas de Santo Tirso? A explicação é muito simples, as várias alterações ao trânsito, às ruas e aos cruzamentos estão claramente a bloquear as entradas, as saídas e a própria circulação na cidade.
Existem várias barreiras que foram criadas, desde a proibição de trânsito da Praça General Humberto Delgado para a Avenida São Rosendo e que dava acesso direto ao Hospital de Santo Tirso, as mudanças de sentido na Rua Ferreira de Lemos, as proibições e obrigatoriedades nas vias e os semáforos que poderão não estar ajustados da melhor forma.
Também o estreitamento das ruas é um dos motivos que explica o bloqueio do trânsito nas horas de ponta sendo que em muitas ruas foram criadas ciclovias e passeios apesar de não existir fluxo de bicicletas e até de pessoas na grande maioria.
São por isso muitos os fatores que resultam no trânsito caótico que atualmente Santo Tirso tem. O fim das obras de requalificação na zona baixa da cidade poderá ajudar à circulação, no entanto, dificilmente irá ficar resolvido.
O assunto foi abordado no programa Santo Tirso Em 30 Minutos, pelo ex-Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes. Pode ver ou rever, a partir do minuto 22m30s.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL