Em jogo a contar para a 10° Jornada do Campeonato da Divisão de Elite Pro Nacional da Associação de Futebol do Porto Série 2, a formação Vilarinhense recebeu e venceu na recepção ao Citânia de Sanfins FC por duas bolas a uma num jogo com reviravolta no marcador depois de estar em desvantagem no final dos primeiros 45 minutos.
Uma vitória importante arrancada a ferros no Clássico da Elite antes do Grande Derby Concelhio no próximo fim de semana.
Para este jogo, alterações no 11 orientado por Nelson Costa, regresso à titularidade de Vitolo, Lipe e Marcelo, em detrimento de Carlos Gomes, João Lindo e Isaac. Nota para o regresso de Fofana aos relvados!
Do lado do Citânia, dois regressos ao Estádio Municipal de Vilarinho, Rui Marques e Tiago Leão respectivamente que já representaram a formação Vilarinhense.
Na primeira parte entrou melhor a formação orientada por Nino, com um grande remate e golo de Bobacar, a receber a bola à entrada da área a rematar forte, rasteiro e bem colocada junto ao poste sem hipótese de defesa do guardião Bruno. Estava feito o primeiro para o Citânia de Sanfins. O Vilarinho tentou responder, e numa excelente jogada entre Jonas e Rebelo, Jonas a desmarcar Rebelo na frente de ataque tentando isolar o avançado Vilarinhense, mas este foi travado ao ser agarrado na camisola e o Juiz da partida assinala falta e expulsa o defesa Central da formação azul com vermelho direto. No Livre, Pinto atira por cima da baliza de Vítor Feltes. O Citânia mais perigoso na primeira parte, com menos um a jogar muito fechados e bem organizados. A formação Sanfinense viria a marcar o segundo por Ivis, mas o juiz da partida assinalara fora de jogo ao avançado do Citânia. Novamente o Citânia a criar perigo, num livre a favorecer a equipa de Nino Vítor Leão bate a bola com muita força e o guardião Bruno com uma grande defesa apertada a evitar o golo onde a bola acaba por embater na trave da baliza e na recarga Igor a rematar por cima da baliza.
Responde a formação Vilarinhense, Marcelo por duas vezes, num remate dentro da área mas a bola não levou o melhor esférico e depois a entrada da grande área a puxar um remate de pé esquerdo para grande defesa de Vítor Feltes a evitar o golo para pontapé de canto. Nino mexe na equipa, para meter um central e dar mais segurança ao jogo por parte do Citânia de Sanfins, mais recuados e muito bem organizados. O Vilarinho com ligeira posse de bola à procura do empate mas sem sucesso. O Citânia ainda dispôs de uma oportunidade de golo por intermédio de Tiago Leão, mas guardião Bruno evitou com uma saída a bola afastando a bola para fora da zona de perigo. O intervalo chegava, com justiça no marcador por parte do Citânia de Sanfins. Para a segunda parte, não houve alteração da formação Vilarinhense, mas da parte do Citânia, Nino volta a mexer na equipa. Entrou melhor a for Vilarinhense para a segunda parte, mais confiantes, mais atrevidos e com muita cabeça e crença em jogo. Vitolo no lado direito, cruzamento onde aparece Lipe a aproveitar uma bola boa para empatar a partida no marcador. Estava feito o empate e restabelecida a igualdade no marcador!! Acreditava mais a formação Vilarinhense, perante um Citânia que mesmo assim com dez tentava surpreender o Vilarinho. Mas era a formação Vilarinhense que estava com a posse de bola e poucos minutos depois coloca se na frente do marcador com justiça, cruzamento de Jonas na direita para a área onde Vítor Feltes a sair se a bola tentando afastar da zona de perigo acaba por ressaltar em Rebelo e este encosta para o fundo da baliza colocando a formação Vilarinhense em vantagem num espaço de 10 minutos após o primeiro golo. Estava feita a reviravolta no marcador, um Vilarinho mais confiante, mais seguro e com muita Alma para segurar o resultado. Nino, técnico do Citânia volta a mexer na equipa com dupla substituição para tentar tirar algum partido do jogo e procurar o empate. É certo que o Citânia apesar de jogar com menos 1 atleta conseguiu criar alguns calafrios na defensiva Vilarinhense, mas nada que conseguissem resolver. Nelson Costa aproveita para mexer na equipa, saída de Lipe para entrada de Fofana que regressa assim ao ativo. O Vilarinho tentava responder e criar situações de perigo por Pinto, Rebelo e Jonas, os homens mais inconformados do ataque Vilarinhense na segunda parte, de forma a tentar “matar” o jogo. Nelson Costa, apercebendo se que o adversário começava a ganhar posse de bola, volta a mexer na equipa com dupla substituição, saídas de Vitolo e Rebelo, para entradas de Carlos Gomes e Isaac, fortalecendo a defensiva e refrescando o ataque.
A formação Vilarinhense dispõe de uma excelente oportunidade de golo para matar o jogo, aproveitou o Citânia num contra ataque rápido onde Joel recebe a bola a descair para a direita da grande área, já dentro a rematar bem colocado para gravar defesa de Bruno que desvia para Pontapé de canto. De destacar que o guardião Bruno esteve muito seguro entre os postes, principalmente nas bolas paradas, dando segurança à equipa!
Os minutos iam passando e o Citânia à procura do empate mas sem grandes situações de perigo a excepção de um remate de Rui Marques onde Bruno agarra a bola.
O Vilarinho sabendo que estava em vantagem, tentou controlar o jogo e segurando essa vantagem, sem tirar os olhos da baliza adversária para “matar” o jogo. Já na parte final, ambos os técnicos aproveitaram para mexer na equipa, da parte do Vilarinho, dupla substituição, saídas de Luís Rebelo e Pinto, para entradas de Marquinho e João Lindo para segurar o jogo, enquanto Nino arriscou tudo no ataque à procura do empate. Últimos minutos frenéticos onde o coletivo Vilarinhense acabou a “sofrer” para segurar vitória e Conquistar três importantes e saborosos pontos antes do Derby Concelhio.
O resultado mais justo seria o empate, a formação Vilarinhense teve a capacidade de revirar o jogo mas também a estrelinha da sorte do seu lado, num duelo que acabou por sorrir a formação orientada por Nelson Costa. Com este triunfo e resultado, a formação Vilarinhense soma 20 pontos, conquista a 6° vitória da época, dois empates e duas derrotas subindo à condição à terceira posição da tabela classificativa ultrapassando a formação do Lousada, estando a 4 pontos do segundo classificado Alpendorada e a 8 do primeiro classificado, o Aliança de Gandra.
Na próxima jornada, novamente no Estádio Municipal de Vilarinho, o tão aguardado Derby Concelhio e vizinho com a Associação Recreativa de São Martinho.
Crónica da Página do Futebol Clube de Vilarinho
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL