De forma a continuar a promover hábitos de leitura e escrita junto dos mais novos, a Câmara Municipal de Santo Tirso anunciou, esta quinta-feira, na Escola Básica e Secundária D. Dinis, um novo concurso de produção literária dirigido às turmas do 1º, 2º e 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. A iniciativa quer promover “Escritores de Nova Geração”.
Enquadrado na estratégia educativa do município, o novo concurso literário apresenta um papel fundamental no desenvolvimento de competências relacionadas com a criatividade, a autonomia e o espírito crítico, onde o digital anda de mão dada com o livro de bolso. “Projetos como estes assumem um papel positivo na formação das pessoas e da própria sociedade”, defendeu Alberto Costa.
A apresentação do novo concurso aconteceu durante uma sessão de conversa com o escritor Manuel Andrade sobre o livro “Viagem pela História de Santo Tirso”, na qual o presidente da autarquia realçou a importância de conhecer e promover a história da cidade, aliada à promoção da leitura e de autores tirsense.
Neste sentido, anunciou também que o livro de Manuel Andrade, com ilustrações de Érica Vasconcelos, apresentado em detalhe aos alunos de Artes Visuais da Escola Básica e Secundária D. Dinis, vai ser distribuído anualmente aos novos alunos de todas as escolas do concelho.
A turma vencedora vai ter o seu livro publicado e distribuído nas escolas do concelho, tendo ainda oportunidade de acompanhar todo o processo de produção do mesmo.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL