Os Espaços do Munícipe Descentralizados de Santo Tirso realizaram uma centena de atendimentos no primeiro mês de funcionamento. Inaugurados pelo presidente da Câmara, Alberto Costa, no passado dia 2 de maio, estes dez espaços, únicos a nível nacional, garantem um acesso de proximidade aos serviços municipais.
No passado dia 2 de maio, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso assinou, numa cerimónia pública realizada em Vilarinho, os contratos de delegação de competências com as dez juntas de freguesia onde foram instalados os Espaços do Munícipe Descentralizados.
São elas Água Longa, Monte Córdova, Vilarinho, Vila Nova do Campo, S. Tomé de Negrelos, Roriz, Vila das Aves, Rebordões e, ainda, as uniões de freguesias de Areias, Sequeirô, Lama e Palmeira e de Carreira e Refojos de Riba de Ave.
A abertura destes Espaços do Munícipe envolveu um investimento total de 190 mil euros. No âmbito dos contratos de delegação de competência assinados, a Câmara Municipal assumiu a disponibilização dos equipamentos informáticos necessários, a formação inicial e funcional dos funcionários e a realização de eventuais obras de adaptação.
Nos Espaços do Munícipe Descentralizados, os cidadãos têm um acesso de proximidade a todos os serviços prestados no Espaço do Munícipe dos Paços do Concelho, com exceção dos que dizem respeito ao Urbanismo, cartão Andante, Transportes Urbanos de Santo Tirso (TUST) e sistema Pedala.
Nos novos Espaços do Munícipe é, assim, possível o acesso a serviços como: pagamentos diversos (por exemplo, renda de habitações municipais); transportes e refeições escolares; ação social escolar; licenças de espetáculos desportivos e divertimentos públicos; condicionamento e suspensão de trânsito; licença especial de ruído; licença de recinto; limpeza de terrenos; eliminação de ninhos de vespa velutina; registo de queimas e queimadas; licença de publicidade; licença de ocupação do espaço público; recolha de monstros, monos, resíduos verdes e RCD; pedido do tarifário social da água e de família numerosa; pedido de sinalização; pedido de ciclomotores; pedido de toponímia; campanha de esterilização de animais; acesso ao cheque veterinário; pedido de vacinas (bebés); pedido de talhão na horta urbana da Fábrica de Santo Thyrso; pedido de contrato programa de desenvolvimento desportivo; pedido de patrocínio desportivo a atletas de alto rendimento; pedido de participação nos mercados e mostras urbanas; pedido de serviço de limpeza de águas residuais.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL