Trajes Minhotos para ver no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves
Principal / Notícias / Trajes Minhotos para ver no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves

Trajes Minhotos para ver no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves

Seis tipos de trajes integram a exposição “Trajes do Baixo Minho”, que estará patente entre 7 de junho e 31 de julho, no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves. A mostra convida a conhecer um pouco da história popular através das tradições etnográficas do Baixo Minho.

Esta coleção exibe vestuário do século XIX e inícios do século XX, recolhidos no distrito de Braga, distintos consoante as diferentes zonas etnográficas: traje de Encosta, traje de Ribeira, traje de Valdeste, traje de Sequeira, traje masculino e traje de Capotilha ou Vale do Cávado, sendo este último o mais característico da cidade de Braga.

Para além dos trajes, fazem também parte desta mostra os instrumentos musicais que nunca faltavam numa festa popular, como a concertina, o cavaquinho, viola braguesa, clarinete, bombo e ferrinhos.

“Trajes do Baixo Minho” é organizada pela Câmara Municipal de Santo Tirso, em parceria com o Museu do Traje Dr. Gonçalo Sampaio e o Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio, de Braga, e estará patente no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves, de 7 de junho a 31 de julho.

Pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 09h00 às 17h30. Aos sábados o horário é das 14h30 às 18h30. A entrada é gratuita.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background