Chegamos a Malta, à zona de Gzira, perto de Sliema, na segunda-feira, dia 29 de maio, ao fim de manhã, no voo que saiu do Porto às 6 horas. Nesse primeiro dia, instalamo-nos no apartamento que será o nosso durante o primeiro mês.
Estamos em Malta para realizar a Formação em Contexto de Trabalho (FCT) prevista para o 11º ano. Serão dois meses de estágio.
Os alunos do Curso de Técnico de Desporto vão estagiar no FortFitness, um enorme ginásio que fica a dez minutos do nosso apartamento. Vão participar nas atividades do ginásio acompanhando os personal trainers. De salientar que conhecemos, logo na apresentação, um casal de portugueses que lá trabalham com outros dois portugueses membros do staff.
As alunas do Curso de Técnico de Análise terão uma deslocação diária que as obriga a utilizarem dois transportes públicos, já que a empresa fica em La Valletta. É a empresa Marsovin que produz vinhos e sumos de frutas. Também gere um equipamento de engarrafamento de águas. Tivemos direito a uma visita guiada pelos laboratórios e pelos equipamentos ligados à produção de vinhos e aos controlos de qualidade da água.
Durante os primeiros dias de estadia nesta belíssima ilha, já realizamos uma quantidade muito interessante de visitas culturais.
Estivemos na ilha de Gozo, onde visitamos a lindíssima “cittadella” que foi cenário de muitos filmes e séries, nomeadamente da primeira temporada da “Guerra dos Tronos”. As belas fortalezas que surgem ao longo de toda a costa testemunham bem a importância estratégica, em pleno Mediterrâneo, que Malta teve ao longo da História.
Fomos ainda à lindíssima lagoa Azul de Comino e ao Aquário de La Valleta.
Alunos: Ana Meireles, Beatriz Santos, Gonçalo Brandão e Gonçalo Gomes
Professora responsável pela mobilidade: Albertina Pimenta
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL